XVI Congresso SOBRAMFA
II Simpósio de Cuidados Paliativos São Cristóvão Saúde

SOBRAMFA - 20 Anos Humanizando a Medicina
24, 25 e 26 de agosto de 2012 - Campos do Jordão - SP - Brasil

XVI CONGRESSO SOBRAMFA 2012

Em clima de entusiasmo e descontração (associado ao clima de Campos do Jordão!), aconteceu o XVI Congresso da SOBRAMFA. Estiveram presentes estudantes de diversas faculdades de medicina, professores e convidados internacionais (EUA, África do Sul e Colômbia).

O momento também foi marcado pela comemoração dos 20 anos de nossa entidade, quando em seu discurso de abertura, o Dr Marco Aurelio Janaudis, Secretário Geral, lembrou que muitos fatos e mudanças aconteceram em todos estes anos e destacou que hoje, as duas bandeiras da SOBRAMFA são: a EDUCAÇÃO MÉDICA E O HUMANISMO.

Momento sem dúvida muito especial foi a sessão de narrativas, na sexta-feira a noite, ao pé da lareira, com chocolate quente, em que pudemos ouvir e compartilhar histórias de vidas e de nossos pacientes.

O momento para apresentação de trabalhos foram um excelente espaço para os estudantes de medicina apresentarem  os seus, debaterem e aprenderem a participar deste tipo de atividade. Destacamos aqui a qualidade e variedade de temas escolhidos como "Projeto Vozes das Ruas", "Fibromialgia e qualidade de vida", "Cuidados Paliativos e Pacientes Oncológicos", entre muitos outros.

As mesas redondas (Barreiras em Cuidados Paliativos / A Excelencia no Atendimento Médico)  e os WORKSHOPS levaram a debates muito produtivos.

 

O que os convidados internacionais disseram no XVI Congresso SOBRAMFA e II Simpósio de Cuidados Paliativos?

O Dr. Jerry Sayre, médico e professor da clínica Mayo, desenvolveu um workshop de como o médico pode melhorar a comunicação com o paciente. O grande aprendizado é que não basta boa vontade, temos que estudar e treinar a comunicação. Com a melhora da comunicação o paciente fica mais satisfeito e a consulta é mais efetiva.

Não interromper o paciente é um primeiro passo. Se não for interrompido, um paciente fala por no máximo 3 minutos(somente alguns passam deste tempo). Outra questão interessante é iniciar a consulta com perguntas abertas como: "Como posso ajudar?"

Outras sugestões do dr. Sayer são : durante a consulta montar um plano terapêutico em conjunto confirmando com o paciente se as queixas que ele acredita serem as mais relevantes e perguntar mais de três vezes antes do paciente sair do consultório:" Posso fazer alguma coisa para o senhor?". Estas atitudes evitam deixar alguma questão não resolvida e aumentam a satisfação do paciente.

O Dr. Camilo Osório, médico e diretor da Faculdade de Medicina de La Sabana, Colômbia, deu uma palestra de liderança. Utilizando como o exemplo o fato real de duas inundações catastróficas seguidas do campus da universidade, o professor Osório, mostrou como podemos fazer das dificuldades uma oportunidade além de realçar claramente que o que faz uma instituição não é a estrutura física e sim as pessoas. Professores e alunos.

O grande aprendizado da palestra foi que a força de espírito, clareza nas ideias e ações podem ajudar a todos a passarem pelas dificuldades da medicina e da vida transformando-as em soluções. Devemos aproveitar as dificuldades para crescer. Depois das inundações, a capacidade positiva de resposta da universidade fez com que mais pessoas escolhessem a Universidade de La Sabana para estudar.

O Dr. Charles Chouler, médico e professor da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, nos brindou com muita reflexão sobre a vida do médico. Ele não deu palestras ou fez oficinas, mas quem teve o prazer de conversar com ele, puderam aprender o sobre o verdadeiro comprometimento do médico com a medicina, as histórias de muitos pacientes, além de uma postura de vida admirável.

A Dra. Sandra Milena Espitia, médica de família colombiana, presente no nosso congresso há 3 anos, mostrou com sua participação que as ideias da SOBRAMFA, não se restringe territorialmente ao Brasil. O humanismo na prática médica e a preocupação em melhorar a educação médica são pontos essenciais também para este integrante internacional da SOBRAMFA!!!

Realização

Patrocínio

Social

Estudantes de Medicina

Participe do estágio para estudantes de medicina, acompanhando um médico em suas atividades diárias.

Mais informações

Livros

Licoes de lideranca no cinemaLições de Liderança no Cinema

Autor: Dr. Pablo Gonzalez Blasco, diretor científico da SOBRAMFA

Mais informações

Artigos

» Humanismo: pré-requisito ou aprendizado para ser médico?

» Once Upon a Time ... At The Tenth SOBRAMFA International and Academic Meeting

» Literature and Movies for Medical Students

Sobramfa Educação Médica e Humanismo.
Rua Silvia, 56
Bela Vista, 01331-010 - São Paulo/SP
Tel: (11) 3285-3126