Artigos publicados

Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes

Download

Artigo publicado em 12/2010. Local de publicação: O Mundo da Saúde

Resumo

O ensino baseado exclusivamente em um modelo biomecânico tem se mostrado insuficiente para a formação de bons profissionais na área da Medicina. Com o desenvolvimento da especialidade Medicina de Família (MF) e seu estabelecimento como especialidade acadêmica foi possível uma ampliação desse modelo para a construção de um modelo biopsicossocial. Temas como reflexão, autoconhecimento, sentimentos, crenças, sofrimento, morte, compaixão e empatia, os quais têm a ver com as dimensões imponderáveis do ser humano, passaram a ser valorizados e enfocados em educação médica graças à introdução do ensino das Humanidades nos currículos de diversas universidades em todo o mundo. Este artigo mostra os benefícios de se incluir textos e métodos literários, assim como a metodologia denominada Medicina baseada em Narrativas, como instrumentos educacionais em cenários teórico-práticos de ensino da MF.

Social

Estudantes de Medicina

Participe do estágio para estudantes de medicina, acompanhando um médico em suas atividades diárias.

Mais informações

Livros

Licoes de lideranca no cinemaLições de Liderança no Cinema

Autor: Dr. Pablo Gonzalez Blasco, diretor científico da SOBRAMFA

Mais informações

Artigos

» A universidade e a formação dos médicos: reflexões humanistas a propósito do pensamento de Ortega y Gasset

» Experiencia brasileña de integración académica entre estudiantes y profesores de Medicina Familiar

» Los Cuatro Pilares de la Medicina de Familia

Sobramfa Educação Médica e Humanismo.
Rua Silvia, 56
Bela Vista, 01331-010 - São Paulo/SP
Tel: (11) 3285-3126