SOBRAMFA

Medical Education & Humanism

Articles

All these articles had been written by the SOBRAMFA's team, and were published in many countries around the world.

Articles in english

1 - Commentary on Hannah Arendt

2 - Family Medicine Miles Programme: Getting Students Involved Where There is No Family Medicine in Medical School

3 - Education through Movies: Improving teaching skills and fostering reflection among students and teachers

4 - The Sound of Music: Transforming Medical Students into Reflective Practitioners

5 - Teaching Empathy through Movies: Reaching Learners' Affective Domain in Medical Education

6 - Teaching Palliative Care in a Free Clinic: A Brazilian Experience

7 - Review of Henri Colt, Silvia Quadrelli, and Lester Friedman, eds., The Picture of Health: Medical Ethics and the Movies: Getting Familiar with the Cinema Education Methodology

8 - Educating through Movies: How Hollywood Fosters Reflection

9 - Take Care of Your Mother

10 - Attitudes about Family Medicine among brazilian medical students

11 - Teaching Palliative Care to Residents and Medical Students

12 - 5-minute clinical consult - book review

13 - Cinema for educating global doctors: from emotions to reflection, approaching the complexity of the human being

14 - Teaching Through Movies in a Multicultural Scenario

15 - Academic Family Medicine in Brazil - GP-Miles: The Brazilian approach to make medical students enthusiastic for Family Medicine.

16 - How one Family Medicine organization is working to change climate

17 - Even a little magic

18 - Family Medicine Education in Brazil: Challenges, Opportunities, and Innovations

19 - SOBRAMFA has promoted family medicine education in Brazil since 1992

20 - From suffering to transcedence

21 - Once Upon a Time ... At The Tenth SOBRAMFA International and Academic Meeting

22 - Accompanying Physicians in Their FamilyPractice: A Primary Care Model forMedical Students' Learning in Brazil

23 - Using Movie Clips to Foster Learners? Reflection:Improving Education in the Affective Domain

24 - Family Medicine in Brazil: Establishing the Specialty

25 - Teaching Humanities Through Opera

26 - Educating Physicians for the Health of Brazil

27 - Literature and Movies for Medical Students

Articles in other languages

1 - Cinema, humanização e educação em saúde

2 - A sétima arte e a humanização da Medicina

3 - Um médico tão jovem e já em Burnout? Reflexões e experiências para conquistar a felicidade profissional

4 - Investigación en Medicina Familiar: un esfuerzo necesario

5 - Selecionando candidatos para as Escolas de Medicina: o que as ma?es dos estudantes te?m a dizer?

6 - Educando as emoções para uma atuação ética: construindo o profissionalismo médico

7 - Humanizando as evidências com Cinema: da atualização científica ao conhecimento da pessoa

8 - Reflexiones sobre la enseñanza de la empatía y la educación médica

9 - A Arte Médica (II): a relação com o paciente

10 - Humanismo: pré-requisito ou aprendizado para ser médico?

11 - La erosión de la empatía en estudiantes de Medicina: reporte de un estudio realizado en una universidad en São Paulo, Brasil

12 - Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: o que elas nos revelam?

13 - A Arte Médica (I): a formação e as virtudes do médico

14 - Cuidados Paliativos: humanismo com o paciente, resolutividade na gestão hospitalar

15 - A universidade brasileira e a formação humanística do estudante de Medicina. Uma leitura desde o pensamento de John Henry Newman

16 - Educar las emociones para promover la formación ética

17 - A erosão da empatia nos estudantes de Medicina: um desafio educacional

18 - La medicina familiar en la academia: un desafío permanente

19 - La experiencia de Sobramfa: médicos familiares como profesores de seis facultades

20 - A universidade e a formação dos médicos: reflexões humanistas a propósito do pensamento de Ortega y Gasset

21 - La medicina familiar en la universidad: la experiencia de Sobramfa, educación médica & humanismo

22 - Modificación del nivel de empatía de estudiantes de medicina durante la graduación médica

23 - O humanismo médico de Gregorio Marañón: um exemplo sempre atual

24 - Nos bailes da vida: a música facilitando a reflexão na educação médica

25 - La literatura como recurso didáctico en la formación humanista de los estudiantes de Medicina

26 - El impacto de la Medicina de Familia en la formación médica: experiencia del programa de Medicina de Familia de la Facultad de Medicina del Centro Universitario São Camilo de São Paulo, Brasil

27 - Experiencia brasileña de integración académica entre estudiantes y profesores de Medicina Familiar

28 - Un modelo brasileño de Educación Continua en Medicina Familiar

29 - Reflexiones sobre el concepto de Atención Primaria y algunas de sus implicaciones en la formación de médicos familiares en Brasil

30 - Opinión de un grupo de estudiantes de Medicina sobre la importancia de la discusión de casos clínicos como técnica didáctica

31 - Construindo a motivação profissional na Medicina de hoje: reflexões humanísticas para lidar com a incerteza

32 - Ambulatório didático de cuidados paliativos: aprendendo com nossos pacientes

33 - O humanismo médico: em busca de uma humanização sustentável da Medicina

34 - Diez requisitos para iniciar una intervención educativa en Diabetes mellitus tipo 2

35 - Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do portfólio com estudantes de medicina

36 - SOBRAMFA 18 anos – sonhos, perseverança e entusiasmo na Educação Médica

37 - É possível humanizar a Medicina? Reflexões a propósito do uso do Cinema na Educação Médica

38 - Competência e humanismo – uma reflexão crítica

39 - O impacto da Medicina de Família na graduação médica: aprendizado centrado na continuidade e atenção primária. A experiência do Ambulatório de Medicina de Família no PROMOVE

40 - A primeira Residência brasileira de Medicina de Família dentro de uma instituição privada: a experiência das residentes

41 - Uma ferramenta para gerenciar a formação humanística do estudante de medicina

42 - Sessão de narrativas

43 - La especialidad de Medicina Familiar en la formación de los recursos humanos en Cuba

44 - Visitas domiciliares a crianças com doenças crônicas: influência na formação do estudante de medicina

45 - Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina do quinto e sexto anos

46 - Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes

47 - Princípios da Medicina de Família: quatro pilares que definem sua identidade

48 - Cinema Y Educación. ¿Cómo Mejorar Las Habilidades Pedagógicas De Los Profesores Y Fomentar La Reflexión De Profesores Y Alumnos?

49 - Visitas domiciliarias a niños con enfermedad crónica: impacto en la formación de los estudiantes de medicina

50 - Las Nuevas Competencias del Médico Familiar: coordinando los cuidados en el hospital y atendiendo a los pacientes crónicos en su domicilio. Una experiencia brasileña.

51 - Ambulatório didático de cuidados paliativos: relato de experiência

52 - Era uma vez... Narrativas em Medicina

53 - El cine en la formación ética del médico: un recurso pedagógico que facilita el aprendizaje

54 - Competencia y humanismo: la Medicina Familiar en busca de la excelencia.

55 - O médico perante a morte

56 - O Paciente e a Família perante a morte: O Papel do Médico de Família

57 - Narrativas em cuidados paliativos – um instrumento para lidar com a dor, o sofrimento e a morte.

58 - Impacto das novas competências do médico de família: coordenação de cuidados no hospital e gerenciamento de pacientes crônicos no domicílio

59 - La educación médica y la propuesta “Salud para todos”: la Declaración de Alma-Ata treinta años después

60 - Una nueva metodología docente en bioética: experiencias con la aplicación del Portafolio a estudiantes de medicina en Brasil

61 - ¿Cómo enseñar bioética en elpregrado? Reflexiones sobre experiencias docentes

62 - Formando médicos para a Medicina de Família e Comunidade

63 - Life in 55 words

64 - El arte de curar

65 - SOBRAMFA - Fostering Family Medicine Education in Brazil

66 - Cuidados Paliativos

67 - Medicina de Familia y Universidad Brasileña (II): actividades docentes de la SOBRAMFA con estudiantes de medicina

68 - La Medicina Familiar en Brasil:experiencia histórica de SOBRAMFA

69 - Un nuevo humanismo médico: la armoníade los cuidados

70 - Pacientes, Residentes y Estudiantes descubriendo la Medicina Familiar

71 - Cuidando do Diabético na Perspectiva da Medicina de Familia: impacto nos custos, prevenção eficaz e satisfação do paciente.

72 - La situación de la Medicina de familia en la Universidad brasileña

73 - Excelência na Formação de Médicos de Família: o programa FITNESS

74 - Impacto de la Medicina de Familia en la Facultad de Medicina

75 - Medicina de familia y cine: un recurso humanístico para educar la afectividad

76 - Promoviendo Liderazgos em Medicina de Familia: una reflexión vital

77 - La formación de Médicos Familiares en Latinoamérica

78 - Um recurso afetivo/efetivo na educação Humanística

79 - Educando os médicos para a saúde no Brasil:o papel da Medicina de Família

80 - Los Cuatro Pilares de la Medicina de Familia

81 - Idealismo práctico de la Medicina de Família

82 - O Médico de Família, Hoje

83 - Como aprimorar a busca de informação

84 - Medicina de família: um corpo próprio de conhecimentos

85 - Medicina de Família: Ciência e Arte com Metodologia Acadêmica

86 - Medicina de Família: um caminho para humanizar a Medicina

87 - A medicina de família: um caminho para humanizar a Medicina

88 - O valor dos recursos humanísticos ne educação médica: literatura e cinema na formação acadêmica

89 - Medicina e Pessoa Humana

SOBRAMFA - Brazilian Society of Family Medicine
Rua Silvia, 56 • Bela Vista • Zip Code: 01331-010 • São Paulo • SP • Brazil
Phones: (55 11) 3253 7251 and (55 11) 3285 3126 • E-mail: sobramfa@sobramfa.com.br